Ser professor de Língua Portuguesa?



Inicio esse texto, e de antemão já afirmo, que nunca tive pretensão de ser professor de Língua Portuguesa um dia. Bem, como explicar então estar no 6º semestre da graduação, praticamente na reta final, de uma licenciatura em Letras Vernáculas? Tudo está relacionado à literatura. Gosto de dizer que sou movido pela literatura. É algo extremamente indispensável em minha vida e graças a essa paixão que tenho pela literatura é que escolhi continuar neste curso de licenciatura (escolhi continuar), pois já pensei em desistir inúmeras vezes, mas hoje jamais desistiria. Este curso está me proporcionando inúmeras experiências, além de um vasto conhecimento teórico e prático que desenvolverei exitosamente (não querendo ser pretensioso) na minha trajetória como docente, futuramente.
Muitos afirmam que “tem pessoas que nasceram para ser professor (a)”; não desacredito neste misticismo popular de todo. Acontece, mas associar a docência a dom natural ou algo semelhante é um tanto utópico e falacioso demais. Nesse percurso acadêmico o qual percorri até o momento, especialmente 5º e 6º semestres, em que a disciplina de Estágio me possibilitou ir a campo, observar a prática e estar em campo em prática, acredito que o ser professor é uma construção contínua, que requer aprimoramento, aliado à ética e compromisso do profissional docente na prática docência.
Para findar este pequeno texto memorialístico, não poderia deixar de mencionar que possuo um instagram literário (https://www.instagram.com/academicoliterario/), no qual falo sobre livros e de livros, leio e compartilho, e procuro inspirar as pessoas a se tornarem leitores. Por isso, não poderia deixar de mencionar a importância da literatura em minha vida e como essa área do conhecimento foi uma grande influenciadora na decisão de permanecer no curso de licenciatura e atuar na área futuramente.
Aqui cabe um parêntese: para além de atuar como docente, este curso nos oferece outras possibilidades de atuar no mercado de trabalho e isso é incrível. Por fim, gostaria de ressaltar a importância da disciplina de Estágio, uma vez que esta nos possibilita ver a prática de outros docentes, bem como exercer a prática como docente, possibilitando assim uma experiência ímpar para nós, futuros docentes.
Ademir Carneiro



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sequências Didáticas: Gêneros Textuais Carta e E-mail

Por que escolhi ser professora de Língua Portuguesa?