CORDELIZANDO COM A TERCEIRA IDADE
CORDELIZANDO COM A TERCEIRA IDADE
Iniciamos
o minicurso do componente Estágio Supervisionado II, com o tema Literatura de
Cordel, no dia 17 de maio de 2018, em uma das turmas da Universidade Aberta à
Terceira Idade (UATI), na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Conceição
do Coité. Começamos com uma dinâmica de apresentação, na qual os alunos escreveram
suas características em uma folha, depois dobraram no formato do livreto de
cordel e penduraram em um barbante. Logo após, tentaram adivinhar a quem dos
colegas pertencia as características descritas.
A dinâmica objetivou conhecer um
pouco sobre cada um dos alunos e também nos apresentar para a turma.
Posteriormente, recitamos
um cordel de boas-vindas; os alunos mostraram muita alegria e entusiasmo com o
tema do minicurso, que tem como um de seus objetivos entender o gênero textual
Literatura de cordel, analisando sua estrutura. Por isso, escrevemos o cordel que
recitamos anteriormente para iniciarmos as explicações de estrutura, rimas e
elementos que compõem o cordel.
Outrossim,
também exibimos vídeos de cordelistas como Ismael Gaião e Bráulio Bessa para
que os alunos pudessem perceber e apreciar a sonoridade do texto. Em seguida,
realizamos uma dinâmica, objetivando despertar o interesse dos alunos pelas
rimas, na qual ressignificamos a dinâmica das cadeiras: a sala ficou organizada com as
cadeiras em círculos, de forma que houve uma cadeira a menos que o número de
participantes. Assim, ao som de músicas típicas nordestinas, os alunos
circularam em volta das cadeiras e, quando a música parava, todos deveriam
sentar em uma das cadeiras; porém, o aluno que ficasse de pé, respondia a
seguinte pergunta: “Que palavra rima com a palavra “x”?” Desse modo, a dinâmica
trouxe resultados muito positivos para a aula.
Posteriormente,
construímos alguns cordéis na lousa juntamente com os alunos, buscando observar
se os alunos compreenderam o gênero, bem como se conseguiram compreender a
estrutura e composição do cordel. Assim, no primeiro dia do minicurso houve resultados bastante
satisfatórios e, por isso, nos despedimos com muita alegria e entusiasmo para a
próxima aula. Nos sentimos muito bem acolhidos pelos alunos da UATI e podemos
afirmar que o estágio com a terceira idade está sendo uma experiência nova e
enriquecedora para nossas vidas.
Comentários
Postar um comentário