CORDELIZANDO COM A TERCEIRA IDADE


CORDELIZANDO COM A TERCEIRA IDADE


Iniciamos o minicurso do componente Estágio Supervisionado II, com o tema Literatura de Cordel, no dia 17 de maio de 2018, em uma das turmas da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Conceição do Coité. Começamos com uma dinâmica de apresentação, na qual os alunos escreveram suas características em uma folha, depois dobraram no formato do livreto de cordel e penduraram em um barbante. Logo após, tentaram adivinhar a quem dos colegas pertencia as características descritas.

A dinâmica objetivou conhecer um pouco sobre cada um dos alunos e também nos apresentar para a turma. Posteriormente, recitamos um cordel de boas-vindas; os alunos mostraram muita alegria e entusiasmo com o tema do minicurso, que tem como um de seus objetivos entender o gênero textual Literatura de cordel, analisando sua estrutura. Por isso, escrevemos o cordel que recitamos anteriormente para iniciarmos as explicações de estrutura, rimas e elementos que compõem o cordel.

Outrossim, também exibimos vídeos de cordelistas como Ismael Gaião e Bráulio Bessa para que os alunos pudessem perceber e apreciar a sonoridade do texto. Em seguida, realizamos uma dinâmica, objetivando despertar o interesse dos alunos pelas rimas, na qual ressignificamos a dinâmica das cadeiras: a sala ficou organizada com as cadeiras em círculos, de forma que houve uma cadeira a menos que o número de participantes. Assim, ao som de músicas típicas nordestinas, os alunos circularam em volta das cadeiras e, quando a música parava, todos deveriam sentar em uma das cadeiras; porém, o aluno que ficasse de pé, respondia a seguinte pergunta: “Que palavra rima com a palavra “x”?” Desse modo, a dinâmica trouxe resultados muito positivos para a aula.

Posteriormente, construímos alguns cordéis na lousa juntamente com os alunos, buscando observar se os alunos compreenderam o gênero, bem como se conseguiram compreender a estrutura e composição do cordel. Assim, no primeiro dia do minicurso houve resultados bastante satisfatórios e, por isso, nos despedimos com muita alegria e entusiasmo para a próxima aula. Nos sentimos muito bem acolhidos pelos alunos da UATI e podemos afirmar que o estágio com a terceira idade está sendo uma experiência nova e enriquecedora para nossas vidas.


 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequências Didáticas: Gêneros Textuais Carta e E-mail

Por que escolhi ser professora de Língua Portuguesa?

Ser professor de Língua Portuguesa?