MINICURSO DE ESTÁGIO: GÊNEROS TEXTUAIS ACADÊMICOS


MINICURSO DE ESTÁGIO: GÊNEROS TEXTUAIS ACADÊMICOS

Discentes: Ademir Carneiro e Patrícia Roma



No dia 16 de maio de 2018, iniciou-se o minicurso Gêneros Textuais Acadêmicos, cujo objetivo foi proporcionar aos alunos do primeiro semestre dos cursos Letras/Inglês e Comunicação Social do Campus XIV da Universidade do Estado da Bahia a conhecer os principais gêneros textuais utilizados durante a graduação.
Os gêneros trabalhados durante o minicurso, que prosseguiram nos dias 17, 18, 23 e 24 de maio, foram: seminário, resumo, fichamento, resenha e artigo científico. Mas o foco deste relato se centrará no primeiro dia (16), cujo conteúdo ministrado foi o gênero textual acadêmico de natureza oral: O SEMINÁRIO.
Inicialmente foi sondado o conhecimento que os alunos tinham do gênero a ser trabalhado. Após essa conversa inicial, foi exibido o vídeo “Sete erros na apresentação de um Seminário na Faculdade” (Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=SjThur8ojcU), como uma maneira lúdica e divertida para iniciar a discussão sobre o assunto proposto. Após a exibição do vídeo, através da exposição de slides e aula dialogada, foi apresentado o que é o gênero seminário e qual a sua finalidade, tendo como referencial teórico o texto  “A elaboração de seminário”, de Maria Margarida de Andrade (2010).
Como conteúdo, foi exposto que o seminário é uma excelente e eficiente técnica de aprendizado se elaborada e desenvolvida de maneira adequada e ética, não se limitando à confecção de um resumo ou à exposição do texto oral que, na maioria das vezes, é realizada através do improviso e de forma monótona. Por isso, para evitar essa monotonia e chamar realmente a atenção do público ouvinte, é necessário trabalhar em equipe.
Além disso, foram apresentados os objetivos essenciais do seminário, dentre eles, ensinar pesquisando, trabalhar em grupo e a desenvolver o sentimento de comunidade intelectual, dentre outros. Foi explicado, também, que há mais de um tipo de seminário, bem como os requisitos que são avaliados numa apresentação.
Para finalizar o conteúdo apresentado, foi exibido o vídeo: “Dicas para apresentar seminários”.  (Fonte: (https://www.youtube.com/watch?v=x9MOUMvlxN0). Foi observado o envolvimento e participação dos alunos durante a aula, bem como sua compreensão acerca do gênero, o que pode ser comprovado na parte prática, momento em que os alunos produziram um pequeno seminário, tendo como tema: SEMINÁRIO, embasados no texto “A elaboração de seminário”, de Maria Margarida de Andrade (2010).












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequências Didáticas: Gêneros Textuais Carta e E-mail

Por que escolhi ser professora de Língua Portuguesa?

Ser professor de Língua Portuguesa?