MINICURSO DE ESTÁGIO: GÊNEROS TEXTUAIS ACADÊMICOS
MINICURSO
DE ESTÁGIO: GÊNEROS TEXTUAIS ACADÊMICOS
Discentes: Ademir Carneiro e Patrícia Roma
Discentes: Ademir Carneiro e Patrícia Roma
No dia 16 de maio de 2018,
iniciou-se o minicurso Gêneros Textuais Acadêmicos, cujo objetivo foi proporcionar
aos alunos do primeiro semestre dos cursos Letras/Inglês e Comunicação Social
do Campus XIV da Universidade do Estado da Bahia a conhecer os principais
gêneros textuais utilizados durante a graduação.
Os gêneros trabalhados
durante o minicurso, que prosseguiram nos dias 17, 18, 23 e 24 de maio, foram: seminário,
resumo, fichamento, resenha e artigo científico. Mas o foco deste relato se
centrará no primeiro dia (16), cujo conteúdo ministrado foi o gênero textual
acadêmico de natureza oral: O SEMINÁRIO.
Inicialmente foi sondado o
conhecimento que os alunos tinham do gênero a ser trabalhado. Após essa conversa
inicial, foi exibido o vídeo “Sete erros na apresentação de um Seminário na
Faculdade” (Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=SjThur8ojcU),
como uma maneira lúdica e divertida para iniciar a discussão sobre o assunto
proposto. Após a exibição do vídeo, através da exposição de slides e aula
dialogada, foi apresentado o que é o gênero seminário e qual a sua finalidade, tendo
como referencial teórico o texto “A
elaboração de seminário”, de Maria Margarida de Andrade (2010).
Como conteúdo, foi exposto
que o seminário é uma excelente e eficiente técnica de aprendizado se elaborada
e desenvolvida de maneira adequada e ética, não se limitando à confecção de um
resumo ou à exposição do texto oral que, na maioria das vezes, é realizada
através do improviso e de forma monótona. Por isso, para evitar essa monotonia
e chamar realmente a atenção do público ouvinte, é necessário trabalhar em
equipe.
Além disso, foram
apresentados os objetivos essenciais do seminário, dentre eles, ensinar
pesquisando, trabalhar em grupo e a desenvolver o sentimento de comunidade
intelectual, dentre outros. Foi explicado, também, que há mais de um tipo de
seminário, bem como os requisitos que são avaliados numa apresentação.
Para finalizar o conteúdo
apresentado, foi exibido o vídeo: “Dicas para apresentar seminários”. (Fonte: (https://www.youtube.com/watch?v=x9MOUMvlxN0).
Foi observado o envolvimento e participação dos alunos durante a aula, bem como
sua compreensão acerca do gênero, o que pode ser comprovado na parte prática,
momento em que os alunos produziram um pequeno seminário, tendo como tema:
SEMINÁRIO, embasados no texto “A elaboração de seminário”, de Maria Margarida
de Andrade (2010).
Comentários
Postar um comentário