Primeira semana do estágio: miniscursos


Primeira semana do estágio: miniscursos

Ademilson Oliveira Brito
Adriana Nascimento dos Santos
Brunna dos Santos Oliveira

 No Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa, a proposta é ministrar minicursos em espaços educativos não formais. Escolhemos trabalhar com os alunos da turma Rubi da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), projeto desenvolvido pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus XIV), sobre o tema gênero textual jornalístico.

Iniciamos a aula com a dinâmica “quem é você?”; em seguida explanamos o conteúdo sobre o jornal e seus gêneros, apresentando de forma clara os tipos de jornais que circulam em nosso meio e suas características, com o objetivo de reconhecer a importância do jornal para seus leitores e ouvintes. Por fim, solicitamos que os alunos construíssem uma noticia jornalística.

A exposição do conteúdo, há todo momento, era aberta ao diálogo, para que os alunos pudessem falar mais sobre seus conhecimentos prévios acerca do tema, bem como a sua importância no dia-a-dia das pessoas. Dentro da proposta da atividade, foi de suma importância para o andamento da aula, conhecer a realidade de cada aluno, a partir dos exemplos do cotidiano dele.

Os alunos demostraram-se interessados pelo tema; são muitos participativos na aula, fazendo comentários, sempre dando exemplos relacionado ao seu, cotidiano. Estavam atentos à explicação do conteúdo. Cada um contribuiu do seu jeito, tornando a aula produtiva e lúdica.

O minicurso foi uma experiência única. Atendeu às expectativas do grupo e a nossa, enquanto ministrantes. Estamos totalmente encantados com a turma, a troca de conhecimento que tivemos em sala é inexplicável. Os alunos nos deixaram esperançosos a respeito da educação, que vale a apena seguir esse caminho maravilhoso que é a educação.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequências Didáticas: Gêneros Textuais Carta e E-mail

Por que escolhi ser professora de Língua Portuguesa?

Ser professor de Língua Portuguesa?