Primeira semana do estágio: miniscursos
Primeira
semana do estágio: miniscursos
Ademilson Oliveira
Brito
Adriana Nascimento
dos Santos
Brunna dos Santos
Oliveira
No Estágio
Supervisionado em Língua Portuguesa, a proposta é ministrar minicursos em
espaços educativos não formais. Escolhemos trabalhar com os alunos da turma
Rubi da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), projeto desenvolvido pela
Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus XIV), sobre o tema gênero textual
jornalístico.
Iniciamos a aula com a dinâmica “quem é você?”; em seguida explanamos o conteúdo sobre o jornal e seus
gêneros, apresentando de forma clara os tipos de jornais que circulam em nosso
meio e suas características, com o objetivo de reconhecer a importância do
jornal para seus leitores e ouvintes. Por fim, solicitamos que os alunos
construíssem uma noticia jornalística.
A exposição do conteúdo, há todo momento, era aberta ao
diálogo, para que os alunos pudessem falar mais sobre seus conhecimentos
prévios acerca do tema, bem como a sua importância no dia-a-dia das pessoas.
Dentro da proposta da atividade, foi de suma importância para o andamento da
aula, conhecer a realidade de cada aluno, a partir dos exemplos do cotidiano
dele.
Os alunos demostraram-se interessados pelo tema; são muitos
participativos na aula, fazendo comentários, sempre dando exemplos relacionado
ao seu, cotidiano. Estavam atentos à explicação do conteúdo. Cada um contribuiu
do seu jeito, tornando a aula produtiva e lúdica.
O minicurso foi uma experiência única. Atendeu às
expectativas do grupo e a nossa, enquanto ministrantes. Estamos totalmente encantados
com a turma, a troca de conhecimento que tivemos em sala é inexplicável. Os
alunos nos deixaram esperançosos a respeito da educação, que vale a apena
seguir esse caminho maravilhoso que é a educação.
Comentários
Postar um comentário