Descobrindo o amor pelas Letras



Como e quando surgiu o meu interesse pelo curso de Licenciatura em Letras com Português? Essa é uma pergunta que já me fizeram várias vezes, após ter iniciado a graduação em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), inclusive pelo fato de ter abandonado o curso de Administração pela Universidade de Feira de Santana para cursar Licenciatura.
Primeiramente, apesar de o curso de Administração ser uma excelente oportunidade de ter uma vida profissional e financeira estável e bem sucedida, particularmente eu não me sentia no “lugar” certo e sentia acolhida naquele ambiente acadêmico também. Então, quando surgiu a oportunidade de mudar de curso, sendo algo que me identificava, não pensei duas vezes.
Além dessa falta de pertencimento ao curso de Administração, existe um fator preponderante que só me atentei após ter iniciado a graduação em Letras Vernáculas. Quando criança, fui alfabetizada dentro da minha própria casa, visto que minha mãe é professora e naquela época as casas serviam de espaço escolar, pois não tinha escola no bairro em que morávamos. Com isso, os primeiros contatos com o fazer docente foram dentro do seio familiar e isso inconscientemente serviu de base e exemplo para que futuramente desejasse seguir os passos de minha mãe.
Sinceramente, quando criança adorava brincar de “ser professora”. Mas com o tempo fui perdendo o interesse e pensando em outras possibilidades; o desejo de ensinar ficou apenas como lembrança das brincadeiras de infância.
Porém, essa experiência no Curso de Administração me fez perceber que a gente tem que se dedicar a uma carreira profissional que realmente goste e não visando apenas o financeiro nem, muito menos, seguindo as opiniões sobre o que as pessoas acham melhor para você. Ouvi muitas críticas quando resolvi abandonar a Administração para “ser professora”. A sociedade desvaloriza muito o trabalho do professor, reproduzindo o discurso de “coitadinho”, “vai se arrepender”, “sai logo enquanto dá tempo”, desestimulando aqueles que escolhem ter como realização pessoal e profissional o fazer docente.
Quando iniciei o curso de Letras, percebi que tinha me encontrado. Foi justamente essa mesma pergunta, “Como e quando surgiu o interesse de ser professora de Português”, no primeiro semestre, que me fez perceber que as vivências e brincadeiras da infância estavam se refletindo na minha vida e, acredito, que nada foi por acaso. Meus pais sempre me deixaram à vontade para escolher a profissão e, mesmo minha mãe sendo professora, ela nunca forçou para que eu seguisse seus passos. Porém, ela é o melhor exemplo que eu poderia ter e sei que hoje a minha formação acadêmica é motivo de enorme satisfação e orgulho imensurável para ela. Sou muito grata aos meus pais pelo incentivo e apoio durante o processo de graduação.
Por fim, quero deixar registrado nestas linhas o meu grande amor pelo curso de Letras. As dificuldades enfrentadas até aqui tem sido muitas, mas o grande desejo de fazer com qualidade aquilo que realmente preenche o meu ser tem sido muito maior que qualquer obstáculo. E foi assim que descobri a minha paixão pela docência e quantas outras possibilidades e oportunidades o fazer docente pode proporcionar para o meu crescimento pessoal e profissional.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequências Didáticas: Gêneros Textuais Carta e E-mail

Por que escolhi ser professora de Língua Portuguesa?

Ser professor de Língua Portuguesa?