MEMORIAL



Para um futuro próximo...

Cátia de Jesus Lima

Não é difícil escrever as razões que me trouxeram à Universidade para cursar Língua Portuguesa e Literatura. Primeiramente, posso falar sobre a minha imensa vontade de ser professora e rememorar minhas brincadeiras na infância quando simulava uma sala de aula em que eu ‘ensaiava’ o ofício de ensinar. Nesse período, crescia em meu coração uma pequena chama de amor pela profissão. Recordo-me que quando iniciava o ensino médio, peguei emprestado de uma professora bem humilde o livro de Paulo Freire Pedagogia de Autonomia. Fiz a leitura completa desse livro e várias anotações que até hoje guardo na minha caixinha de recordações. A forma como Paulo Freire descreveu a docência me encantou e reafirmou em mim o desejo antes inocente de seguir a profissão.
O que seguiu dessa experiência foi pesquisas, ainda imaturas, relacionadas ao ato de ensinar, não aguentava encontrar uma revista Nova Escola, ou aquela Ciência Hoje das Crianças que ia lendo e fazendo em seguida a cópia de partes que me ajudariam na minha futura e tão sonhada formação, ampliando, assim, mais textos para meu arquivo pessoal.
Minha primeira formação foi o magistério, experiência que até hoje acrescenta na minha história amadurecimento enquanto pessoa e enquanto profissional, pois de vez em quando algum jovem cumprimenta-me afirmando que foi meu aluno naquele tempo e naquela escola que parece até que faz um tempão, mas que na nossa memória as lembranças ainda estão acesas. Concomitantemente a essa experiência, tive um encontro, digamos que afetuoso, com a Língua Portuguesa e a Literatura através de uma professora que ministrava suas aulas de uma forma tão apaixonante que de alguma forma mexia comigo, alimentando ainda mais minhas expectativas de uma dia ser uma professora igual a ela.
Depois desse período, e já mãe, passei no Enem e fui cursar História. Esse momento foi importante para minha vida, porque amadureci o suficiente para perceber que precisava desesperadamente muito cursar Língua Portuguesa, visto que, volta e meia, lá estava eu misturando um texto literário com a história de alguma época distante. Conclui História e aquele desejo não morria dentro de mim.    
Passando um período depois do nascimento do meu segundo filho e, com um pouco mais de experiência em sala de aula, ingressei no curso de Letras-Português. Primeira sensação que tive desse curso foi que eu estava no lugar certo. Tinha me encontrado.
O encontro com a Literatura de uma forma mais profunda modificou minha forma de entender o mundo, pois estou certa que sua função é fazer um reboliço de fato no interior de cada indivíduo, transformando-o para uma visão mais aguçada da realidade.
A partir do curso Letras-Português aprimorei minha maneira de pesquisar me tornando uma pesquisadora metodológica compromissada com projetos acadêmicos. E caminhado já para o quase final, posso afirmar que continuarei com minhas pesquisas na área da Literatura, especificamente na Literatura de autoria feminina, para quem sabe ingressar no mestrado, depois doutorado e ... Ufa! Essa parte deixemos para um futuro cada vez mais próximo.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequências Didáticas: Gêneros Textuais Carta e E-mail

Por que escolhi ser professora de Língua Portuguesa?

Ser professor de Língua Portuguesa?