Memorial
“Conhecer é tarefa de sujeitos, não
de objetos. E é como sujeito e somente enquanto sujeito, que o homem pode
realmente conhecer.”
Paulo Freire
Por que escolhi ser
professor de Língua Portuguesa!?
Ser professor para mim é um
estado de espírito ou uma essência que constitui meu ser. Antes que venha
escrever algo sobre a minha escolha de ser professor, algo que remete ao título
desta narrativa, transcrevo uma breve história que fará um flashback e revelem justificativas por minha acertada decisão.
Na minha infância, as
brincadeiras de “escolinha” eram frequentes. Preenchiam nosso tempo e nos
divertiam bastante. Porém, ainda não tinha despertado em mim nenhum interesse
em ser educador.
Durante o ensino médio, no
horário oposto às minhas aulas, comecei a ajudar algumas pessoas com reforço
escolar. Esse foi primeiro contato que tive com o ensino e ali, sim, despertou
em mim o “ser professor”.
Por volta de 2012, comecei a
ensinar danças e aulas de teatro em projetos de educação integral. Com esse
movimentar no ambiente escolar, em diálogo com os colegas de trabalho, percebi
um futuro mais promissor, cursando o nível superior.
Em 2014, resolvi ingressar
na Universidade. Prestei vestibular para licenciatura na área de Letras e de Historia
e no ENEM para História. Obtive bons resultados em ambas as provas. Por motivos
pessoais e profissionais optei pelo curso de Letras, na Universidade do Estado
da Bahia (UNEB), Campus XIV - Conceição
do Coité.
Aqui decifro a questão
norteadora do memorial. Toda essa
minha escolha pela UNEB, por Letras e por ser professor de Língua Portuguesa
está correlacionada à amplitude disciplinar que constitui/forma um professor de
Letras. A gramática que é algo desafiador. Além disso, a inclusão da literatura
que faz um apanhado geral de diversas áreas de conhecimento. Pretendo ser um
professor pesquisador e que sempre busca inovar, sobretudo, nas aulas, sendo
dinâmico, competente e atual.
A conclusão do curso será um
sonho para mim e toda minha família, pelo motivo de ser o primeiro da família a
entrar na Universidade. A minha perspectiva é contribuir da melhor maneira para
formação do alunado, acreditando neles, protagonistas de um futuro melhor. Um
professor que além de contribuir com o saber (conteúdo) também transmite valores que os tornem íntegros.
Ensinar para gerar águia é o
um grande desafio!
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