Não escolhi ser professora, a profissão quem me escolheu!





Olá, me chamo Ana Karolline, tenho vinte anos e sou estudante de Letras Vernáculas. Mas ser professora de Língua Portuguesa não era um dos meus objetivos de vida aos dezessete anos, quando prestei meu primeiro vestibular. Optei por Letras, pois dentre os cursos oferecidos pela Universidade mais próxima à minha cidade era o que mais me identificava. Então, naquele tempo, não foi muito uma questão de escolha, mas sim falta de alternativa. No entanto, quando comecei a cursar fiquei completamente encantada com o mundo das letras e com as possibilidades oferecidas pelo curso.

Mas foi quando tive minha primeira experiência com a educação básica, oportunizada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no terceiro semestre, que pude ter a certeza de que estava trilhando no caminho certo. Apesar de todos os desafios encontrados diariamente, a experiência foi enriquecedora e os conhecimentos adquiridos serão levados comigo durante toda a caminhada. Creio que o maior diferencial para que eu conseguisse aproveitar intensamente esta experiência foi o amor que adquiri pela profissão e pela educação. A cada dia me apaixono mais pela profissão e percebo o poder de transformação que o educador tem em suas mãos.

Para tanto, fui bastante influenciada pela minha mãe, que também é professora. Ela, além de me fazer crescer no mundo dos livros, sempre me deu total apoio nos estudos. Acredito que ter essa influência dentro de casa foi bastante decisiva para que eu me apaixonasse pelo mundo da educação. A educação é apaixonante e para conseguir despertar em alguém o desejo de aprender só se consegue com amor. Creio que este é o maior diferencial para conseguirmos vencer os obstáculos e desafios diários encontrados com a profissão.

Sim, ser professora de Língua Portuguesa é um desafio, mas eu creio que a educação não está perdida (como muitos acreditam); pelo contrário, a educação é o caminho mais seguro para que possamos conseguir tornar nosso mundo cada vez melhor. É claro que ainda temos muito o que melhorar e avançar, mas, para isso, temos que despertar em nossos alunos além do desejo de aprender, também o desejo de ser cada dia uma pessoa melhor. Por isso, o desafio me instiga e me sinto completa em sala de aula. Além disso, o curso está me oferecendo grandes oportunidades de crescimento e apesar de inicialmente não ter sido o que realmente desejava, posso afirmar que fui imensamente privilegiada em cair de paraquedas nesse mundo das Letras e não tenho dúvidas de que é esta a profissão que quero para minha vida.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequências Didáticas: Gêneros Textuais Carta e E-mail

Por que escolhi ser professora de Língua Portuguesa?

Ser professor de Língua Portuguesa?