Por que escolhi ser professora de língua portuguesa?



Brunna dos Santos Oliveira

Ser professora de língua portuguesa era um sonho de criança. Lembro-me de que dava aula aos meus primos, ajudando-os nas atividades e ficava muito feliz quando via que eles conseguiam aprender. A sensação era inexplicável, cada vez mais tinha certeza de que queria ser professora.
Porém, enfrentei muitas dificuldades. Sempre que comentava que queria ser professora, na maioria das vezes com familiares e amigos, a resposta era: “eu que não queria ser professora”, “da muito trabalho”, “ganha pouco”, “professor não é valorizado”. Cheguei a desacreditar e me convenci a desistir da profissão. Ainda cursando o ensino médio, pensei: vou tentar uma profissão que ninguém tenha o que falar, que dê dinheiro. Prestei vestibular para o curso de Odontologia, na UEFS, mas não passei.
Não fiquei triste. Agora, eu tinha a oportunidade de tentar o meu sonho, teria que tentar, nem que fosse apenas para me certificar de que eu não queria. Então, no final do 3°ano do ensino médio, prestei vestibular para o curso de Letras no campus XIV da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mas sempre com o pensamento negativo que “não iria passar” talvez devido às negatividades das pessoas.
E para a minha surpresa e de todos aqueles que desacreditavam, fui selecionada. Fiquei muito feliz, quando imaginei que ia realizar um sonho. Deu-se início a uma jornada muito importante na minha vida. Não me arrependo de ter escolhido letras/português.
Estou no 6° semestre e pretendo concluir meu curso. Já estou bem pertinho, “só” faltam dois semestres e estarei formada. Pretendo exercer a profissão, continuar estudando, fazer mestrado, doutorado para obter cada vez mais conhecimento e ser uma profissional responsável e dedicada, sendo o exemplo de professor para meus alunos, assim como tive professores ótimos, que me influenciaram bastante a querer ser professora.
Assim, eu escolhi ser professora porque é uma das profissões mais bonitas, mais apaixonantes, mais gratificantes que existem. Árdua, sem dúvida, mas indescritivelmente bela. Conhecer os alunos, compartilhar conhecimento (receber e transmitir conhecimento, receber, claro, porque a troca é constante e infinita!), criar laços, ver o desenvolvimento e colaborar para que ele se dê de forma prazerosa.
Sonho ou realidade? Para ser sincera com vocês, eu não escolhi ser professora de Língua Portuguesa, a profissão é quem me escolheu. Eu sonho inspirar pessoas no futuro próximo, um bom professor, além de ensinar, tornar possível que o aluno sonhe e acredite, pois consigo enxergar o poder de transformação que docente tem em suas mãos. Deixando registrado aqui o meu orgulho por persistir e não ter desistido dessa profissão. Um sonho que está se tornando realidade.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequências Didáticas: Gêneros Textuais Carta e E-mail

Por que escolhi ser professora de Língua Portuguesa?

Ser professor de Língua Portuguesa?